DSC_1003.jpg
IMG_9690.JPG

Setep desiste das pavimentações na Margem Esquerda e BCL Empreendimentos assume obras para executar a partir do início de 2020

 

    Depois de muito diálogo, pedidos e até notificação por parte da Prefeitura de São Ludgero para que a empresa Setep Construções honrasse o compromisso assumido e iniciasse as execuções das pavimentações na Margem Esquerda do rio Braço do Norte, o pedido oficial de desistência foi protocolado por parte da empresa no dia 26 de novembro, e na terça-feira, 10 de dezembro, às 10 horas, no Gabinete do Prefeito, após também a desistência da segunda colocada no processo, representantes da empresa BCL Empreendimentos, terceira colocada, já receberam a Ordem de Serviço com o planejamento de tocar as obras a partir do início de 2020.

      A empresa Setep Construções recebeu a Ordem de Serviço para pavimentar um total de 15 trechos de rua ainda de chão batido no dia 17 de julho com o Auditório Municipal lotado de proprietários de imóveis. O tempo foi passando e a equipe da Secretaria de Obras de São Ludgero foi deixando trechos de ruas com a parte de sua responsabilidade, juntamente com a equipe do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) que envolve redes de água e esgoto, prontos e nada da ganhadora do processo licitatório iniciar os trabalhos.

         O Secretário de Obras, Viação e Urbanismo, Afonso Boeing, diz que a cobrança era quase que diariamente para que a empresa Setep iniciasse os trabalhos nos trechos já finalizados pela equipe de Obras, do Samae e também mudança de postes por parte da Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero). “Os trechos da rua Dona Matilde S. Bruning, Irmã Adelina, Jacó Henrique Buss e avenida Monsenhor Frederico Tombrock aguardavam a semanas a Setep iniciar os trabalhos”, declara.

         As obras ainda não iniciadas serão executadas pelo programa Comunitário Tapete Preto utilizando recursos da Prefeitura, mais o valor de R$ 1.543.871,54 que serão pagos pelo financiamento adquirido através do programa do Governo Federal Avançar Cidades, via Caixa Econômica Federal e participação dos proprietários com a construção do passeio padronizado com acessibilidade feito por uma empresa credenciada pela Prefeitura Municipal.

     O prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, sobre a desistência diz que o importante é que a gestão municipal fez os encaminhamentos necessários rapidamente para que as pavimentações aconteçam. “Entendo, mas não concordo com a prática adotada, justificativas e alegações da empresa Setep Construções. Se não tinham condições de tocar as obras não deveriam ter participado do processo. Infelizmente aconteceu a desistência, mas por outro lado já tomamos as devidas providências burocráticas e a BCL Empreendimentos já assumiu tocar as obras a partir do início de 2020”, pontua o prefeito Iba.

    Sobre a desistência da Setep Construções o Secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Léo Füchter, é objetivo em dizer que a postura da atual gestão municipal com todos os fornecedores é reta e segue a legislação. “Lançamos um processo licitatório, os interessados que atendem os requisitos participam, a proposta com menor valor vence, e nós da Administração Municipal contratamos os serviços, exigimos a qualidade determinada no processo e após as execuções com as devidas fiscalizações os pagamentos são efetuados. A Setep como sendo uma empresa referência no mercado em Santa Catarina deveria ter analisado antes se era viável e interessante participar do processo. Enfim, a desistência foi oficializada e agora a BCL Empreendimentos assumiu o compromisso e acreditamos que os trabalhos acontecerão normalmente”, resume.

        A Setep Construções está tocando duas obras em São Ludgero, a pavimentação da rua Jacó Becker, no bairro Madre Tereza, e também a pavimentação dos dois trechos de acesso a escadaria ao ponto turístico Morro da Cruz. “Representantes da empresa no Gabinete do Prefeito disseram que honrariam o compromisso de executar por completo as outras obras em execução e assim esperamos que o façam”, informa o Secretário de Obras, Viação e Urbanismo, Afonso Boeing.

        Serão beneficiadas com pavimentação asfáltica e calçada padronizada com acessibilidade na Margem Esquerda trecho da Avenida Santos Dumont, rua Irmã Adelina, Jacó Henrique Buss, Santa Catarina, Avenida Monsenhor Frederico Tombrock, rua Araras, Germano Roettgers, João Füchter, rua Matilde S. Bruning, Münster, Walter Buss, Antônio Philippi, rua Humberto Peters, rua 12 de Junho e rua Reinaldo Brunning.

     Participaram do ato de assinatura e entrega da Ordem de Serviço o prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, o Secretário de Obras, Viação e Urbanismo, Afonso Boeing, o Secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Léo Füchter, a presidente da Comissão de Licitações, Marielli Martins Soethe, o membro da Comissão de Licitações, Darlan Rech, o Diretor Geral da BCL Empreendimentos, João Alberto Librelato, e o Diretor Comercial da BCL Empreendimentos, Marcelo Andrade Ignácio.